Saúde: Campanha atinge meta de vacinação

A Secretaria de Saúde de Itirapuã divulgou essa semana um balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Segundo o Secretário de Saúde, Valdeir Eurípedes Sanguino o índice de vacinação chegou aos 110,34%. “Isso é muito positivo, muito além do que nós imaginávamos. Os números mostram que todas as crianças, tanto da zona urbana quanto rural receberam a primeira dose da vacina”.

A campanha é feita em parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de Saúde. O Ministério da Saúde investiu R$ 13,7 milhões para a compra das vacinas. Em todo o país, foram distribuídas 19,4 milhões de doses.

No ano passado, todas as crianças com até cinco anos incompletos participavam da campanha. Neste ano a campanha foi realizada somente em uma etapa, sendo público-alvo as crianças a partir dos seis meses.
O último caso de poliomielite registrado no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994, o país tem o certificado da Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.