CPFL Paulista, Cinecidade e Prefeitura Municipal levam cinema gratuito e sustentável a Itirapuã

Itirapuã é um dos municípios que receberão o projeto Cinecidade, circuito itinerante de exibição de filmes brasileiros no estado de São Paulo, em parceria com o primeiro cinema sustentável do país, o Cinesolar. A programação gratuita acontece no próximo dia 24, ao ar livre, na Praça Nossa Senhora Aparecida, com uma mostra de cinema infantil, às 20h, e a exibição de “O Menino e o Mundo”, animação do diretor Alê Abreu, às 20h40. Caso chova, as sessões acontecem na quadra da EMEF Olívio Faleiros (Rua Coronel Messias Rosa, 4.479 – Centro).

Patrocinado pelo Grupo CPFL Energia e com o apoio da CPFL Cultura, o projeto integra o Circuito de Arte e Cultura CPFL. Mais de 50 cidades paulistas serão palco para a programação do Cinecidade até dezembro. Além de sessões gratuitas, o circuito ainda promove oficinas de sustentabilidade para crianças e adolescentes em alguns municípios.

“Ao longo dos anos, a CPFL Cultura se tornou uma referência em sua missão de filtrar, organizar e contextualizar as questões do mundo contemporâneo a partir de debates, reflexões e programas culturais. Tão importante quanto organizar esta produção é compartilhá-la. Por isso nos esforçamos para alcançar o público por meio do rádio, da TV e da internet, e também do Circuito de Arte e Cultura CPFL, do qual o Cinesolar é parte. Este projeto, que reúne cinema, responsabilidade social e sustentabilidade no mesmo trajeto, reforça nosso compromisso de levar ao maior número possível de pessoas o que há de melhor na produção cultural brasileira hoje”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.

A parceria entre o Cinecidade e o Cinesolar é inédita. Além de projetar os filmes com energia limpa e renovável, o cinema solar leva toda estrutura necessária para realizar as sessões, desde telão até cadeiras para o público. A cada mês será exibido um filme brasileiro diferente. O longa-metragem animado O Menino e o Mundo foi escolhido para as sessões de outubro em comemoração ao mês das crianças. A produção já foi premiada em diversos festivais de cinema pelo mundo afora.

“Nosso objetivo é difundir e democratizar o acesso às produções audiovisuais brasileiras através de um circuito paralelo ao das salas comerciais e que também possam dialogar com nosso público. O filme produzido em nosso país precisa se encontrar com os brasileiros. Além disso, atrelar esta ação com temas relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente. E isso torna a iniciativa ainda mais enriquecedora para quem participa”, diz Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções, responsável pelos projetos Cinecidade e Cinesolar.

Mais informações em: www.cinesolar.com.br

Sobre o Cinesolar

O projeto tem a realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a SemearteProductil. O Cinesolar ainda conta com o apoio da Fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países, e do Solar World Cinema, projeto holandês que difunde cinemas solares. Além das sessões sustentáveis de cinema, o projeto brasileiro ainda promove oficinas de sustentabilidade - música orgânica e ecografite - voltadas para crianças e adolescentes e apresentações artísticas.

Projeto Cinecidade em Itirapuã

Quando: Sábado, dia 24/10, às 20h (mostra de cinema infantil) e às 20h40 (sessão do filme “O Menino e o Mundo”)

Onde: Praça Nossa Senhora Aparecida

Obs.: Caso chova, as sessões acontecem na quadra da EMEF Olívio Faleiros (Rua Coronel Messias Rosa, 4.479 – Centro)